terça-feira, 16 de agosto de 2011

A coleta de plantas e estudos de adaptação

Entenda como funcionam a coleta de plantas e os estudos sobre adaptação

Testes com níveis de petróleo e etapas de inundação são alguns métodos

 
Globo ecologia: plantas aquáticas (Foto: Divulgação)
Eichhornia crassipes, espécie coletada no Rio
Solimões para pesquisa (Foto: Divulgação/ Aline
Lopes)
As atividades do projeto Adapta, que busca entender os mecanismos de adaptação de diversas espécies de plantas aquáticas, envolvem coletas no campo e ações controladas com as plantas em laboratório, e em um lugar chamado casa de vegetação.

As coletas em campo são feitas nas localidades de ocorrência das espécies, por exemplo, para a seringa-barriguda, o material é recolhido no Rio Negro e no Rio Solimões. Para essa mesma espécie, como os trabalhos são realizados com as plantas bem jovens, nas primeiras semanas ou poucos meses após a germinação, os pesquisadores precisam se certificar de que as plantas são dos diferentes ambientes, as sementes são coletadas nos dois locais, colocadas para germinar, até as plantas se formarem e, com elas, serem feitos diferentes experimentos, testando, por exemplo, níveis de inundação em tanques, ou diferentes sombreamentos, que consistem em colocar telas para reduzir a luz direta do sol e, assim, reproduzir as condições mais escuras do interior da floresta.

Para as plantas aquáticas como a Eichhornia crassipes, a Pistia stratiotes e a Echinochloa polystachya, as coletas são feitas no Rio Solimões, ou em outros rios afluentes de águas brancas (várzeas), pois essas espécies ocorrem apenas nesse sistema. As plantas inteiras são levadas ao laboratório e deixadas por quatro semanas em potes com água para aclimatação. Após essa fase, são adicionados diferentes níveis de concentração de petróleo. Outro método utilizado para a pesquisa é colocar as plantas para crescer em determinadas condições cujos efeitos os pesquisadores desejam testar, como por exemplo, o crescimento ou a fotossíntese. Uma das condições mais comum nos testes é o crescimento das plantas em diferentes condições de inundação: sem inundação, somente a raiz inundada, e a planta inteira dentro da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário