sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cientistas advertem sobre nível crítico de Lixo espacial

Cientistas advertem sobre nível crítico de Lixo espacial


Foto: Divulgação Lixo espacial chegou a nível crítico, como advertiram cientistas americanos durante essa semana. Segundo eles, a quantidade de detritos no espaço é tanta que causa riscos para satélites e aos astronautas.
Segundo o ex-diretor da agência espacial americana (Nasa), Donald Kessler, o espaço é cada vez mais perigoso. O também presidente de comissão encarregada de estudar o lixo espacial afirmou que a Nasa tem que se adiantar para eliminar os detritos que causam riscos para as missões da agência, sejam elas humanas ou robóticas.
Foram contabilizados 22 mil escombros e a Nasa acredita que haja outros milhões que não podem ser detectados por tamanho ou peso. Pelo menos 500 mil dos restos registrados têm menos de 10 cm de diâmetro, mas podem causar grandes estragos às naves que operam com alta velocidade.
O Conselho de Pesquisa Nacional, entidade independente que controla a comissão presidida por Kessler, afirmou que ao qualificar como "crítico" o estado dos detritos, significa que há grande possibilidade de colisão, o que criaria mais escombros em um efeito dominó.
Em 2007, a China produziu uma série de testes com mísseis antissatélites. A operação não teve sucesso e resultou em milhares de destroços. Dois anos depois, dois satélites se chocaram, acidentalmente, criando ainda mais lixo.
Os Estados Unidos alegam que a operação de limpeza espacial é praticamente enviável, não pelos autos custos, mas porque o país respeita a legislação internacional que os impediria de coletar objetos que "fossem de outros países". O relatório de 160 páginas recomenda à Nasa que pessa a ajuda do Departamento de Estado para resolver os problemas que envolvem a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário